Os grandes condomínios têm cada vez mais se adaptado a rotina de seus moradores e um serviço que está em alta nestes empreendimentos e traz essa adaptação, são as feiras livres que levam facilidade aos moradores para realizarem suas compras com tranquilidade e segurança.

As feiras em condomínio têm trazido experiências positivas aos moradores, pois ajudam aqueles que tem um dia corrido e não conseguem ir ao supermercado para realizar as compras. Chegar em casa e ter uma feira te esperando é algo muito bom.

Percebe-se que as instalações dessas feiras têm trazido um benefício importante ao condomínio: o relacionamento entre os moradores. Nas feiras as pessoas se encontram, conversam sobre os mais variados assuntos, algo que na correria do dia-a-dia é difícil se ver.

Antes de mais nada, para a instalação de uma feira no condomínio é necessária aprovação dos condôminos. Além dessa aprovação, é de grande valia discutir com eles quais os produtos que podem e devem ser comercializados nas feiras.

Há uma diversidade de produtos que podem ser comercializados nessas feirinhas, desde hortifrúti, aos famosos pastéis de feira com caldo de cana e até produtos orgânicos. Opções não faltam!

Deve-se deixar claro os benefícios que essas feiras trarão ao condomínio e aos moradores. Além da segurança, toda a praticidade e comodidade em se ter produtos frescos sem precisar ir longe devem ser levadas em consideração.

É comum haver a cobrança de um valor para que o condomínio supra custos com a organização, iluminação, limpeza e higienização, por exemplo.

O síndico deve estudar cada detalhe para que a feira seja implantada: local onde as barracas serão expostas, logística, higiene, sempre um bom atendimento e um bom acondicionamento das mercadorias que serão comercializadas. Deve-se analisar com cautela os comerciantes e seus funcionários que adentrarão ao condomínio. Recomenda-se que seja providenciado um cadastro pessoal de cada um dos expositores. Para que esse evento seja de sucesso, o síndico deve atentar-se as edições da feira, pois deve ser decidido junto aos condôminos a periodicidade: duas vezes na semana, semanalmente, quinzenalmente. Cada detalhe é importantíssimo!

O que pode ser visto em alguns condomínios são os próprios moradores realizarem a feira. Os condomínios têm priorizado esses moradores que trabalham neste ramo, o que ajuda muito o síndico na busca pelo comerciante de confiança.

Mas se esse não é o seu caso, não se preocupe. Hoje já existem empresas especializadas em realizações de feiras dentro dos condomínios. Então, se você tiver vontade em realizar uma feira em seu condomínio, mas encontrar dificuldades, procure uma empresa especializada para que o auxilie em cada detalhe.

O importante é realizar a feira de forma organizada para que não ocorram desordens e futuras reclamações dos condôminos.

Boas compras!

Deixe um comentário