Caso você não saiba, a contratação do seguro para condomínio é obrigatória por lei, segundo o artigo 1.346 do Código Civil.

Art. 1.346. É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.

O responsável pela contratação e renovação do seguro é o síndico ou que responde ativa e passivamente, em juízo ou fora dele por qualquer acontecimento a edificação.

Art 1.348 – Compete ao síndico realizar o seguro da edificação.

Para a contratação do seguro não é necessário a realização de uma assembleia, devido a obrigatoriedade do seguro. Porém, a assembleia deve ser convocada para definir a escolha da seguradora, o custo do seguro e as coberturas que constará na apólice.

O condomínio deve assegurar o patrimônio com a contratação de ao menos uma das modalidades obrigatórias: cobertura básica simples ou cobertura básica ampla.

Mas afinal, o que o seguro condomínio cobre?

Em um seguro com cobertura básica simples, o condomínio está assegurado contra riscos de incêndio, queda de raio dentro do terreno onde está localizado o imóvel e explosão de qualquer natureza. É possível contratar coberturas adicionais específicas, de acordo com a necessidade do condomínio.

Para seguros com cobertura básica ampla, o condomínio está coberto contra riscos de quaisquer eventos que possam causar danos materiais ao imóvel, exceto os expressamente excluídos.

As instalações cobertas são: áreas comuns, unidades autônomas e equipamentos pertencentes ao condomínio. É importante reforçar que o seguro para condomínio protege as unidades individuas em relação a estrutura física. Neste caso, estarão cobertos pisos, paredes, esquadrias, portas, janelas, tubulações elétrica e hidráulica, acabamento e pintura.

Para assegurar os bens dentro do imóvel, é necessária a contratação de um seguro individual para o imóvel, que cobrirá roubo//furto.

Há uma diversidade de coberturas quando tratamos de seguro para condomínio. Portanto, a melhor maneira de contratar ou renovar o seguro é com o auxílio de um corretor de seguros, pois ele analisará junto ao síndico as necessidades do condomínio.

Deixe um comentário