O atual cenário político brasileiro nos faz pensar em muitas ações a serem tomadas, deixando em nossa mente como agir entre o certo e o errado, entre ser ou não ser ético.

Mas afinal, o que é ética?

Ética vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao “bom costume”, “costume superior”, ou “portador de caráter”.

Trata-se de um conjunto de normas e valores de relacionamento e comportamento e refere-se à ciência da conduta. Ética são ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos.

Falar de ética não é algo muito fácil. Afinal, como dizer a alguém que ela deve agir da forma correta sendo que isso é lógico?

Você tem o poder de escolher entre o que é certo e errado. Você faz suas escolhas. Agir com ética, ser ético, nada mais é que ESCOLHA.

E quando falamos de ética profissional, onde nos deparamos?

A ética profissional nada mais é que você seguir o padrão da ética citado acima além de adequar-se as normas de conduta da empresa.

Ter uma conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, chefes e subordinados, contribuir para bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os públicos de interesse.

Um profissional ético é aquele que atua sem prejudicar terceiros regendo-se por valores e padrões éticos.

A ética proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso que conduzem o seu comportamento e tomada de decisões em suas atividades. Por fim, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua conduta exemplar.

Algumas profissões possuem conselhos responsáveis pela criação de códigos de ética específicos, como é o caso dos códigos de ética dos médicos, dos advogados, das engenharias, etc. No entanto, estes códigos se referem a procedimentos e normas padrões das áreas, e são necessários por uma questão de segurança. Eles preveem penas disciplinares em lei para violações. No entanto, há comportamentos que devem ser adotados em qualquer que seja a área, por contribuírem para o bom funcionamento do trabalho.

Para a atuação do síndico, a ética vem ao lado da transparência. Ser transparente em suas atitudes aumenta o índice de confiança entre os funcionários, moradores e fornecedores.

Para manter uma boa conduta profissional, tenha consigo algumas atitudes:

– Integridade: mantenha sempre a transparência em suas atividades. Ser honesto com todos, garante que todos sejam influenciados positivamente com seu trabalho.

– Humildade: através de nós, estão apenas humanos, totalmente suscetíveis a erros, afinal, somos falhos. No meio condominial, são tomadas todas as medidas para que os equívocos não ocorram, porém, empreendimento imobiliários são feitos de pessoas e, portanto, erros acontecem. Se uma dessas situações ocorrer com vocês, sejam humildes para reconhecer a falha e corrigi-la imediatamente.

– Comprometimento: o compromisso do profissional se aplica sistemicamente. É necessário se comprometer com o próprio desenvolvimento contínuo e se comportar de maneira conforme sua linha de pensamento, ou seja, agir para alcançar suas metas e objetivos.

“A virtude ética é adquirida pelo hábito; não nascemos com ela, mas nossa natureza é capaz de adquiri-la e aperfeiçoa-la.”
Aristóteles

Acontece na Assosindicos

Com sua marca Ética e Compromisso desde sua fundação, a Assosindicos aborda o tema ética com veemência. Seu eterno compromisso é contar com síndicos que atuem sempre sob a égide da ética e dos bons costumes. A Assosindicos repudia atitudes de síndicos que não atendam aos princípios básicos da ética, transparência e compromisso com a verdade.

Desde a 16ª turma, ética é o tema de abertura do nosso Curso Livre de Formação de Síndicos – Módulo I e para complementar o tema, no Módulo II falamos sobre a Ética na Gestão do Síndico.

Deixe um comentário