A comunicação é uma troca de informações onde expressamos nossos sentimentos e pensamentos. Não dar importância a ela significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento, seja pessoal ou profissional.
Para alguns, comunicar-se é fácil. Para outros, se comunicar é um grande desafio. Às vezes, achamos que estamos nos comunicando perfeitamente, mas será que isso está acontecendo da forma correta?
A comunicação do síndico é mais que um grande desafio, afinal, é ele que se relaciona com todos os envolvidos dentro de um condomínio. Sejam moradores, funcionários, fornecedores ou administradoras, o bom relacionamento deve sempre ocorrer e para isso, uma boa comunicação é a peça-chave.
Se comunicar não é apenas entender o que está dizendo, mas sim, saber se o que está sendo dito é compreendido da forma correta.
O síndico deve saber se comunicar, mas principalmente, deve saber ouvir. Através do ouvir é que o síndico saberá como agir em certas situações.
Além de manter um bom relacionamento, através de uma comunicação adequada, o síndico consegue identificar onde existem falhas em seu mandato e corrigi-las a tempo de consagrar a sua administração.
Dentro do condomínio existem diversas maneiras de se comunicar. Atente-se ao que está sendo utilizado em seu condomínio. Uma não invalida a outra e podem ser utilizadas simultaneamente para que o síndico possa atingir os seus objetivos.
Em muitos condomínios existem moradores, funcionários e prestadores de serviços que não são adeptos, ou não tem facilidade, em conviver com a tecnologia, sempre em rápida evolução; já em outros, a utilização de papel tem sido perda de tempo, de dinheiro e não atende as atuais práticas de sustentabilidade, tão apregoadas em nossos dias. Portanto, realize um prévio estudo e analise qual a melhor forma de se comunicar antes de informar algo novo.
Veja abaixo alguns exemplos de comunicação utilizados em condomínios:
– Quadro de avisos, comunicados em elevadores, circulares nos escaninhos (caixas de correspondências) nunca saem de moda. Estes são meios tradicionais de comunicação;
– O e-mail é um meio muito utilizado devido a formalização. Caso o síndico seja questionado por determinada situação, se a solicitação/reclamação foi realizada por e-mail, o síndico tem como comprovar;
– Redes sociais: as redes sociais são excelentes ferramentas de aproximação com os moradores, funcionários e fornecedores. Mas, é sempre bom lembrar, que os grupos do WhatsApp e Facebook são controlados por pessoa física, portanto, é necessária toda a precaução com as informações ali inseridas;
– APP: hoje no mercado existem alguns aplicativos que auxiliam na gestão do condomínio. É uma tecnologia que facilita a comunicação por ser rápida. Pode ser utilizada para reservas de áreas comuns, aviso de correspondências na portaria, consultas de um modo geral, recebimento de avisos de manutenções nos condomínios, dentre outras.
Existem várias formas de se comunicar no condomínio. Escolha a melhor, aquela mais eficaz para atender as expectativas da massa condominial e para que não haja a famosa e combalida resposta “eu não fui avisado pelo (a) síndico (a)”.
Lembre-se que nem sempre você pode estar se comunicando bem, com clareza, transparência e de forma verbalmente correta, portanto, tenha a preocupação de ler atentamente o seu texto antes de enviá-lo aos seus destinatários.
Comunique-se bem, sempre!!!
Deixe um comentário
Deixe um comentário